A Saúde Ocupacional é um campo da saúde e um setor essencial nas empresas, voltado para a prevenção e promoção do bem-estar dos trabalhadores, garantindo que se mantenham saudáveis no ambiente de trabalho. Isso a distingue da saúde assistencial, que se concentra no tratamento de pessoas que já estão doentes.
A Saúde Ocupacional é essencial para o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores, além de aumentar a produtividade e rentabilidade das empresas. Ela organiza e monitora as condições de trabalho para minimizar riscos.
A Saúde Ocupacional melhora a imagem corporativa, reduz a rotatividade, absenteísmo e presenteísmo, previne doenças e acidentes, promove o bem-estar, diminui o estresse e garante um ambiente de trabalho saudável, evitando afastamentos.
A Saúde Ocupacional reduz custos com licenças médicas, multas e processos trabalhistas, além de aumentar o engajamento e satisfação dos colaboradores, atraindo novos talentos e gerando um diferencial competitivo.
Uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos.
Portanto, tratar a saúde ocupacional como assunto focal na empresa possui uma enorme importância. Afinal, cada colaborador ajuda no processo e faz falta no caso de ausência.
Quem deve implementar o PCMSO?
De acordo com a NR-7, a implementação do PCMSO é responsabilidade do médico do trabalho, que deve avaliar os riscos, elaborador o programa, adotar medidas preventivas e manter os dados atualizados.
O PCMSO visa prevenir doenças ocupacionais e monitorar a saúde dos colaboradores, identificando riscos no ambiente de trabalho, contribuindo para um local mais seguro e saudável, e cumprindo a responsabilidade legal das empresas.
Podemos ajudar nisso?
Conte com a OCUPACIONAL SS para a Gestão da saúde ocupacional da sua empresa.
Ter uma empresa especialista em Gestão de SST é imprescindível.
Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento!